A importância do nutricionista para o praticante de atividade física.

O profissional nutricionista tem a função de orientar o esportista de modo a favorecer um melhor rendimento físico através da relação alimento-nutriente-trabalho muscular.

O planejamento alimentar deve ser sempre individual, respeitando a atividade física, a frequência de treino, a recuperação, a hidratação, a composição de gordura e massa magra ativa. Assim, será possível analisar e orientar as quantidades adequadas de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e de micronutrientes (vitaminas e minerais). E com isso fazer, se necessário, suplementações nutricionais.

Frequentemente será necessário a avaliação de exames bioquímicos afim de avaliar faltas e/ou excessos de minerais, vitaminas e a presença de metais pesados.

É importante ter a consciência de escolher profissionais capacitados e ao mesmo tempo humanos, que escuta e avalia o esportista como único, entendo suas necessidades e objetivos. Prefira profissionais meticulosos e que de fato promova a sua saúde. Afinal a estética sempre será alvo, no entanto, a saúde deverá vir em primeiro lugar.

Deixe um comentário

Navigate