Fortalecendo o abdômen: Ponte lateral

O fortalecimento do abdômen é mais importante do que imaginamos e não estou me referindo à ter ou não um abdômen definido, refiro-me a ter um abdômen forte para estabilizar o tronco durante a execução de um movimento intenso por exemplo. A definição muscular está atrelada ao percentual de gordura, quanto mais baixo ele estiver maiores são as chances dos músculos ficarem aparentes, portanto não são os exercícios abdominais que garantem essa definição.

Fortalecer o abdômen vai além de realizar os abdominais básicos, é preciso ter consciência corporal para ativá-lo durante os exercícios, durante um agachamento por exemplo, e sem dúvida essa é a forma mais importante e difícil de fortalece-lo. Uma maneira de complementar esse fortalecimento é com a ponte lateral ou prancha lateral, um exercício estático que fortalece não só o reto abdominal, mas também de outros como: oblíquo e transverso do abdômen, paravertebrais, lombar e abdutores do quadril.

Consiste em permanecer por alguns segundos sobre os apoios do antebraço e pé, buscando o alinhamento do corpo (basta imaginar uma linha reta dos pés à cabeça). Tente manter uma leve tensão como se quisesse levar os pés em direção ao antebraço (para evitar que os pés deslizem no chão). Experimente um dia ficar alguns segundos nessa posição com o corpo encostado numa parede para ter a sensação desse alinhamento. Pense em fortalecer o seu corpo para que ele seja capaz de realizar movimentos com segurança e não somente para deixa-lo mais bonito.

visto de frente
visto de frente
visto de costas
visto de costas

 

 

Deixe um comentário

Navigate