O que tem dentro de uma embalagem de iogurte?

Partimos do princípio que dentro de uma embalagem de iogurte tem: IOGURTE, óbvio! Mas infelizmente na maioria das vezes dentro da embalagem de iogurte “também” tem um pouco de iogurte e mais um pouco de corante, de espessante, de aromatizante, de conservante, de realçador de sabor… e por aí vai. Se o iogurte fosse o único industrializado da alimentação da maioria das pessoas, tudo bem, poderíamos pensar assim: ahh que mal tem?! Mas o problema é que a industria alimentícia acrescenta ingredientes artificiais no iogurte que as pessoas tomam diariamente, e no pão integral, e na barrinha de cereal, e no suco de caixinha, no leite de soja, no cereal matinal, no requeijão light, no biscoitinho e em praticamente TUDO que consumimos DIARIAMENTE. A lista de ingredientes é o ponto mais importante na hora de escolher um produto.

Diante disso, quem considera importante cuidar da saúde começa a pensar em comer cada vez mais comida de verdade e cada vez menos produtos industrializados. Escolher um produto pelo que ele contém nos torna consumidores mais conscientes e dificilmente enganados pela industria alimentícia que de fato se preocupa muito mais com os seus lucros do que com a saúde de quem consome seus produtos.

Esse é um tema que particularmente me causa revolta, pois não consigo imaginar como “alguém” pode vender algo para o consumo humano cheio de aditivos químicos prejudiciais ao organismo humano, é incoerente! Mas vamos ao que interessa, fui ao mercado e fotografei alguns dos iogurtes que encontrei lá e podemos partir do princípio que a melhor escolha nesse caso seria pela opção mais natural possível ou menos artificial possível (esse pensamento deve nos acompanhar sempre).

IMG_3046IMG_3047

Vamos começar com o campeão no quesito tamanho da lista de ingredientes, o Activia (maçã, mamão, suco de laranja e cereais). Em negrito, marquei as várias vezes que as formas para adoçar o produto se repetem (haja açúcar! na minha opinião).

Ingredientes:

  1. leite integral e/ou leite integral reconstituído
  2. preparado de frutas (maçã, mamão)
  3. granola (flocos de aveia, açúcar invertido, farelo de trigo, coco ralado, oleo de soja, flocos de cevada, flocos de trigo, açúcar mascavo, mel, castanha do pará, amêndoa, maçã)
  4. água
  5. açúcar
  6. castanha do pará
  7. suco de laranja concentrado
  8. centeio
  9. amido modificado
  10. citrato de cálcio
  11. acidulante ácido cítrico
  12. espessantes goma xantana
  13. goma guar e pectina
  14. aromatizantes
  15. conservador sorbato de potássio
  16. corante natural urucum
  17. açúcar
  18. leite em pó desnatado
  19. creme
  20. amido modificado
  21. proteína concentrada de leite
  22. fermento lácteo
  23. proteínas lácteas
  24. estabilizantes gelatina e pectina

IMG_3048IMG_3049

O Danio (com calda de goiaba) possui uma lista de ingredientes bem menor que o Activia por exemplo, mas só a calda de goiaba que confere o sabor do iogurte possui bem mais que 10 itens (acho que prefiro acrescentar a goiaba por minha conta – risos)

Ingredientes:

  1. leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído
  2. calda de goiaba (polpa de goiaba vermelha, açúcar, água, amido modificado, citrato de calcio, ácido ascórbico (vitamina C), corantes naturais caramelo I, carmim cochonilha e urucum, espessantes goma xantana, pectina e goma guar, acidulante ácido cítrico, conservador sorbato de potássio e aromatizante)
  3. xarope de açúcar
  4. creme
  5. fermento lácteo
  6. espessantes goma guar
  7. carboximetilcelulose

OBS: o Danio sabor calda e sementes de maracujá é muito parecido com o sabor calda de goiaba.

IMG_3050IMG_3051

O Danio (tradicional) tem a lista de ingredientes menor que o Activia e menor que o Danio com sabores. Existem marcas bem mais naturais que ele (vale até um próximo post com opções de iogurtes com lista de ingredientes ainda menor que o Danio).

Ingredientes:

  1. leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído
  2. xarope de açúcar
  3. creme
  4. fermento lácteo
  5. espessantes goma guar
  6. carboximetilcelulose

 

IMG_3057IMG_3058

O iogurte Grego – Vigor (maracujá) se parece com o Danio com sabor, mas possui dois (02) preparados de calda e fruta que o torna ainda mais artificial e provavelmente mais saboroso e doce (o que pode ser uma estratégia para vender mais).

Ingredientes:

  1. concentrado protéico de leite
  2. leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído
  3. calda de fruta (água, polpa de maracujá, amido modificado, vitamina E, extrato de alecrim, edulcorante natural sorbitol, edulcorantes artificiais sucralose e ciclamato de sódio, espessantes pectina e goma xantana, aromas idêntico ao natural de mousse de maracujá, corantes naturais caroteno e urucum, conservador sorbato de potássio e acidulante ácido cítrico)
  4. preparado de fruta (água, suco de maçã, amido modificado, acidulante ácido cítrico, conservador sorbato de potássio e espessante goma xantana, goma guar e carboximetilcelulose sódica)
  5. amido modificado
  6. fermento lácteo
  7. estabilizante gelatina
  8. edulcorantes artificiais sucralose
  9. ciclamato de sódio

IMG_3059IMG_3060

O Grego – Batavo (mel) me surpreendeu, pois imaginei que seria adoçado com mel, mas o preparado de mel contém 5 itens. Apesar disso, o preparado de mel é menos artificial que os preparados de frutas que vimos até agora.

Ingredientes:

  1. leite desnatado e/ou leite reconstituído desnatado
  2. creme de leite
  3. preparado de mel (xarope de açúcar, mel, amido, conservante sorbato de potássio e aroma natural de mel)
  4. leite em pó desnatado
  5. amido
  6. fermentos lácteos

IMG_3061IMG_3062

O Grego – Batavo (tradicional) me surpreendeu também, pois pensei que não teria o preparado de mel que tem no “sabor mel”, mas tem também! A única diferença entre o tradicional e o sabor mel é que no tradicional não tem o “aroma natural de mel”.

Ingredientes:

  1. leite desnatado e/ou leite reconstituído desnatado
  2. creme de leite
  3. preparado de mel (xarope de açúcar, mel, amido, conservante sorbato de potássio)
  4. leite em pó desnatado
  5. amido
  6. fermentos lácteos

IMG_3063IMG_3064

Esse iogurte Paulista (integral adoçado) é parecido com o Danio tradicional e com o Grego Batavo tradicional. Foram as opções menos artificiais que encontrei hoje no mercado, mas existem outras um pouco mais naturais ainda.

Ingredientes:

  1. leite integral e/ou leite integral reconstituído
  2. açúcar
  3. leite em pó desnatado
  4. amido modificado
  5. frutose
  6. fermento lácteo
  7. estabilizante pectina

IMG_3065IMG_3066

O Dun’up – Danone (frutas vermelhas) apesar da embalagem linda, está equivalente aos outros iogurtes com sabor de frutas. Ele ainda possui o açúcar como 2º item da lista, o que significa que o açúcar é o segundo ingrediente em maior quantidade nesse produto.

Ingredientes:

  1. eite integral e/ou leite integral reconstituído
  2. açúcar
  3. permeado de soro de leite reconstituído
  4. preparado de frutas vermelhas (polpa de morango, polpa de amora, açúcar, água, polpa de framboesa, amido modificado, citrato de cálcio, corante natural carmim, aromatizantes, acidulante ácido cítrico, espessante goma xantana, goma guar e pectina e conservador sorbato de potássio)
  5. amido modificado
  6. soro de leite em pó
  7. fermento lácteo

IMG_3054IMG_3056

No Grego – Danone simplesmente não dá para ler a lista de ingredientes, as letras são muito miúdas e estão justamente no mesmo local do rótulo que acontece o fechamento da embalagem. O sabor com calda de frutas vermelhas tem uma lista de ingredientes bem grandinha e o tradicional tem uma lista de ingredientes menor, mas com os mesmos problemas que descrevi acima.

Enfim, as menores listas de ingredientes geralmente são dos produtos menos artificiais e no caso de iogurtes deveríamos pensar no caso de comprar aqueles que não são adoçados e adoçar na hora de consumir. Essa é apenas a minha opinião como consumidora e acredito que vale muito a pena refletir sobre o assunto para chegar à sua própria conclusão.

8 Comments

  1. Luciana dias populo Reply

    Muito obrigada pelo post tão informativo ! Eu que tenho 2 filhos me preocupo desde já com a alimentação deles e a sobrecarga que esses aditivos trazem ao organismo uma vez Q tenho problemas de saúde relacionados a isso !

    • Maíra Tavares
      Maíra Tavares Reply

      Luciana querida, não há bem maior que possa fazer pelos seus filhos que esse cuidado diário. Parabéns!

  2. Ótima matéria, Maíra!
    Por isso a importância de lermos os rótulos. As propagandas de iogurtes passam a mensagem de uma vida mais saudável, quando os ingerimos. Sendo que na maioria das vezes, estamos consumindo alimentos e no caso, iogurtes cheios de açúcar e conservantes.
    Antigamente me preocupava com a tabela nutricional, com o tanto de calorias e gorduras que estava ingerindo. Hoje aprendi que o mais importante em ler rótulos é justamente ler a lista de ingredientes, que quanto menor, melhor!
    Obrigada pela matéria, tenho aprendido muito com você e com seu estilo de vida saudável!
    beijinhos

    • Maíra Tavares
      Maíra Tavares Reply

      Perfeito! É isso mesmo, aos poucos vamos aprendendo a comprar de forma mais consciente e menos “vendida” pelas propagandas que muitas das vezes são enganosas

  3. Priscilla Gomes Reply

    Mai, faz uma listinha dos bons para consumo.
    Eu tenho dificuldade com o Iogurte, por mim, eu faria o meu mas e o tempo ?
    Eu costumo utilizar muito a coalhada desnatada e a integral da ITAMBÉ.
    Não sei se é a melhor opção e confesso que comprei por ter baixo sódio, vi Iogurtes com quantidades assustadoras de sódio.

    segue a tabela nutricional:

    Ingredientes:
    – Leite Desnatado
    – Amido de milho modificado
    – Leite em pó desnatado
    – Fermento Lácteo
    – Estabilizante gelatina
    – Edulcorantes
    – Aspartame
    – Acessulfame de potássio

    • Maíra Tavares
      Maíra Tavares Reply

      Aspartame é um dos piores adoçantes, esta até relacionado ao aumento de doenças como o câncer. Quando for ao mercado, leia todas as listas de ingredientes das coalhadas antes de comprar. Prefira as mais naturais sem adoçante ou açúcar e adoce você mesma. Pode deixar que vou preparar um post com opções mais naturais, não fiz ainda pois no mercado perto da minha casa não tem :(

  4. Maira, te vejo sempre na academia! Sou sua Fã..heheheh! Faz um post com os iogurtes do bem. beijos!!!

    • Maíra Tavares
      Maíra Tavares Reply

      ahhh que bom, então vou esperar você vir falar comigo rsrs! Já estou preparando esse post :)

Deixe um comentário

Navigate