Quantos dias na semana você pratica exercício?

Você já parou para pensar em quantos dias você pratica exercício e quantos dias você passa sem praticar nenhum exercício?

A frequência semanal sem dúvidas é o ponto mais importante, na verdade ele é determinante para o sucesso na prática de exercícios físicos, na minha opinião. Pois não adianta ter um bom treino, ter um bom personal trainer, se matricular numa academia completa, ter acompanhamento médico e nutricional, ter as roupas mais modernas do mundo… se não tiver regularidade no treino. A sua evolução depende da sua regularidade.

O primeiro objetivo de todo praticante de atividade física deveria ser “cumprir semanalmente todos os dias de treino”, sem faltas! A programação semanal é individualizada e deve estar de acordo com a disponibilidade e objetivo de cada praticante. Mas vamos seguir juntos por um raciocínio:

  • Numa semana de 7 dias, treinar no mínimo 4 vezes na semana resulta em mais dias de exercício que dias de descanso. Logo, quem treina de 1 a 3 vezes na semana tem mais dias de descanso que de treino.

Não podemos descartar a possibilidade de uma falta, mas ela deveria acontecer apenas nos dias que são inevitáveis e não nos dias de cansaço (como fazemos na maioria das vezes – risos). Claro que se você, neste momento, pratica apenas 2 ou 3 vezes na semana e não tem a menor condição de aumentar sua frequência, valorize cada dia desses e não se esqueça que uma falta pode resultar em muitos dias sem treino, por exemplo:

  • Se você treina segundas, quartas e sextas e por acaso faltou na sexta-feira, isso resultará em 5 dias sem exercício (de quarta a segunda). Cinco dias são quase uma semana completa.

Uma sugestão para quem tem apenas 1 ou 2 dias na semana para treinar é que aproveite o final de semana para praticar exercícios e algumas atividades ao ar livre são uma ótima pedida para esses dias. Para concluir o raciocínio e visualizar como é importante priorizar a frequência semanal, veja esses números abaixo:

  • Quem treina 5 vezes na semana, ao final do mês tem aproximadamente 22-23 dias de treino e 8-7 dias de descanso.
  • Quem treina 4 vezes na semana, ao final do mês tem aproximadamente 18-17 dias de treino e 14-13 dias de descanso. Quase a metade do mês sem exercício.
  • Quem treina 3 vezes na semana, ao final do mês tem aproximadamente 13-12 dias de treino e 18-17 dias de descanso. Mais da metade do mês sem exercício.
  • Quem treina 2 vezes na semana, ao final do mês tem aproximadamente 10-9 dias de treino e 20-21 dias de descanso. Praticamente dois terços do mês sem exercício. Ao final de um semestre, são 60 dias de treino (equivalente a 2 meses) e 120 dias sem exercício (equivalente a 4 meses)

Veja como pensar na frequência semanal de exercícios e coloca-la como uma prioridade na sua rotina pode fazer diferença nos resultados que deseja alcançar, afinal não podemos esperar muitas mudanças se a maior parte do tempo deixamos nosso corpo sem estímulos. Muitos já devem ter escutado ou falado a frase “eu não consigo gostar de exercícios” e é muito compreensível que nosso corpo não se acostume com exercícios se a maior parte dos dias nós não praticamos. Enfim, aproveite esse texto para pensar em como anda sua semana. E se preciso, tente melhorar :)

 

3 Comments

  1. Amanda Ruiz Reply

    Que post legal! Nunca tinha parado p calcular dessa forma 👏👏 Maíra, não vi se vc divulgou no ig que teria esse post no seu blog, mas p vc ter uma ideia, vim pelo comentário q vc fez acerca dele no snap. Essa divulgação ajuda os seguidores, pq no dia a dia acabamos esquecendo. Bjinhos! ^^

Deixe um comentário

Navigate