Sopinha de Lentilha: um amor de receita

Para estrear a série de vídeos “Na Cozinha” não poderia ter escolhido outra receita, aliás a minha sopinha de lentilha é famosa aqui em casa e aprovada pela minha família. Ok, isso não convenceu (risos) é igual dizer que “minha mãe me acha linda”, mas tenho certeza que se você fizer vai amar!

Não deve existir nada tão fácil de fazer e tão delicioso, prático e simples como é o alcance da minha capacidade culinária ahahahaha. Contei no vídeo como eu preparo a lentilha para o cozimento, da mesma forma eu faço quando vou cozinhar grão de bico e feijões.

Anote a Lista de Ingredientes:

  • 1/2 quilo de lentilha;
  • 1 cebola grande (picadinha);
  • orégano à gosto;
  • sal à gosto;
  • pimenta calabresa à gosto.

Modo de preparo:

Deixe a lentilha de molho em água (de preferência filtrada) por no mínimo 12 horas e renove a água 2 a 3 vezes (eu sempre pingo algumas gotinhas de limão na água). Faço esse mesmo procedimento quando vou cozinhas outros grãos como feijões e grão de bico.

Eu utilizo panela de pressão para cozinhar, pois acho rápido e prático, mas antes de colocar a lentilha na panela de pressão eu aperto os grãos com a mão e facilmente a “pelinha” que envolve o grão vai se soltando (mostrei no vídeo), depois lavo em água corrente e despejo na panela de pressão. Acrescento água limpa até cobrir a lentilha (uns 3 dedos), mas deixo quase 1/3 da panela de pressão vazia. Depois disso é só temperar com sal (aproveito para provar a quantidade de sal) e acrescentar o orégano, a pimenta e a cebola picadinha.

Aperte o play e acompanhe esse encontro delicioso que tivemos no canal do YouTube essa semana, experimentem e abusem da criatividade para incluir os temperos e ingredientes que mais gostam. E se quiser nesse momento uma receita mais refrescante, assista o vídeo da salada de beterraba com quinua, deliciosa e saudável.

3 Comments

  1. Que delícia sopa de lentilha… Adoro! Geralmente tempero com cominho e pimenta do reino. Vo testar com orégano e pimenta calabresa pra variar! Beijos adoro vc! Sempre alegre e divertida! Sucesso!

  2. Leonor D Machado Reply

    Maira, uma sugestão, tu pode bater no liquidificador pra ficar um creminho e colocar a cebola junto pra bater. Beijoca.

Deixe um comentário

Navigate