Vale a pena fazer exercícios para glúteos?

Para abrir a série de vídeos de “Exercícios na Musculação” nada melhor do que conversar sobre exercícios para glúteos, já que as opiniões se dividem muito. Muitos defendem que é perda de tempo fazer esse tipo de exercício e certa vez li num perfil de instagram que além de serem totalmente inúteis são prejudiciais aos glúteos (e particularmente me espantei com essa afirmação). Mas também existem muitos profissionais que defendem que os exercícios isolados para glúteo podem ser uma das opções de um programa de treinamento.

Não tenho a menor dúvida de que além de conhecimento é necessário “bom senso” quando falamos de exercícios, pois não existe uma receita pronta e vamos combinar que nem sempre o que é bom para fulano é também para ciclano. Quando o assunto é exercícios para glúteos, muito se fala sobre o agachamento e é praticamente uma unanimidade afirmar que é um ótimo exercício para trabalhar essa musculatura e de fato é, eu também considero o agachamento uma excelente opção, mas não ignoro questões como:

  • será que todas as pessoas que praticam musculação conseguem fazer o agachamento com grande amplitude da maneira correta?
  • será que vale a pena fazer o agachamento com grande amplitude mesmo que o movimento não esteja correto, já que dizem que é a melhor forma de trabalhar glúteos?
  • se exercícios isolados para glúteos são inúteis, existe alguma opção para as pessoas que sentem dor e/ou não conseguem realizar o agachamento com grande amplitude?
  • será que todos os praticantes de musculação estão dispostos a agachar com grande amplitude e intensidade alta?
  • será que não devemos pensar na possibilidade variação de estímulos ao invés de só afirmar que agachamento é a melhor opção para TODAS as pessoas e ponto final?!

No vídeo de hoje eu compartilho a minha opinião sobre exercícios isolados para glúteo e algumas considerações importantes para realizar o movimento da forma correta e sem sobrecarregar a lombar, então é só apertar o play :)

 

Deixe um comentário

Navigate