Dica de alongamento como forma de tratar Fascite Plantar

O alongamento pode ser uma das formas mais eficazes de tratar Fascite Plantar, que é a inflamação da fáscia plantar e que gera aquela “famosa” dor na sola do pé, geralmente perto do calcanhar. Eu, particularmente, sofri com episódios de dores durante alguns anos e no ultimo ano a dor ficou crônica, ou seja, acordava e dormia com dor no pé. E como a dor é um fator limitante, eu não conseguia mais correr, nem pular corda e nem realizar qualquer exercício de saltos.

O diagnóstico é o primeiro passo para começar o tratamento e a primeira vez que eu senti dor em 2009, logo fui ao médico e tratei com medicamentos e recebi a orientação de evitar chinelos e sandálias rasteirinhas. Mas infelizmente as crises voltavam com um intervalo de tempo cada vez mais curto e a medicação aliviava a dor, mas não alcançava a causa. Em fevereiro deste ano, eu marquei uma consulta com o meu grande amigo e ortopedista Dr. Pietro Mannarino (que escreve textos maravilhosos para o blog) e ele foi preciso “realmente a causa da sua dor é da fascite plantar e o tratamento é alongamento”.

Enfim, me dediquei para conseguir alongar 3 vezes ao dia e depois de alguns meses eu não sinto mais nenhuma dor, atualmente tenho feito umas 3 a 4 vezes na semana apenas, mas nunca deixo de alongar.

Quem não tem nenhuma lesão, pode aproveitar o alongamento para melhorar a amplitude da mobilidade do tornozelo, que é algo tão importante para o movimento correto do agachamento por exemplo e para manter os pés em dia para correr e saltar. Então aperte o play :)

2 Comments

  1. Oi Maíra, fiquei muito animada com o vídeo do alongamento sobre fascite plantar, um problema que trato há bastante tempo sem resultados, porém fiz o alongamento e estou com muitas dores na panturrilha, isso é normal no dia seguinte?
    fiquei com medo de ter feito errado.

    • Maíra Tavares
      Maíra Tavares Reply

      Eu não sinto dores na panturrilha quando alongo. Você continua sentindo as dores após os alongamentos?

Deixe um comentário

Navigate