Salada rápida de beterraba com quinua

Nada melhor do que uma bela salada para dar cor e saúde numa refeição e pensando nisso, essa semana, escolhi uma receita super queridinha para o nosso canal do YouTube: a salada de beterraba com quinua (ou quinoa). Essa salada foi inspirada numa das maravilhosas receitas do Chef Isaías que conhecemos no hotel Parador Lumiar, em Lumiar.

Assim como todas as receitas do canal esta é simples e fácil de fazer, mas uma das mais saborosas que eu já fiz, sou apaixonada por saladas, ainda mais as que são diferentes e coloridas. Esta é especialmente bonita, pois a beterraba colore lindamente a quinua. 

Anote a lista de ingredientes:

  • 1 xícara de quinua em grãos;
  • 1 beterraba grande (crua);
  • 1 cebola roxa (pode ser qualquer outra cebola);
  • 1 xícara de mix de amendoim + uva passas branca e preta;
  • sal rosa à gosto (pode ser qualquer outro sal);
  • azeite de oliva;
  • vinagre balsâmico.

Modo de preparo:

Coloque aproximadamente 2 litros de água numa panela, assim que começar a ferver abaixe o fogo e despeje a quinua em grãos, deixe cozinhar por 12 minutos. Quando estiver cozida, utilize uma peneira para escorrer a água e deixe descansar para esfriar (quando estou com pressa, coloco uns minutinhos na geladeira para acelerar o processo).

Para essa salada ficar deliciosa todos os ingredientes devem estar bem miudinhos, eu utilizo o processador para picar a cebola e a beterraba (se a beterraba crua for picada em tamanho grande, ficará muito dura). Depois de processadas, podemos misturar numa vasilha a beterraba, a cebola, a quinua e o mix de amendoim com passas e depois disso é só temperar: adicione sal, azeite e vinagre balsâmico à gosto.

OBS.: No vídeo eu utilizei apenas metade de uma cebola, pois iria temperar apenas a metade da salada. Por isso eu misturei a quinua com a beterraba e separei em duas partes, uma eu guardei na geladeira para temperar e comer no dia seguinte e a outra eu temperei para comer no mesmo dia (por isso utilizei meia cebola).

Experimentem, pois tenho certeza que irão amar. E falando de receitas, vocês experimentaram a sopinha de lentilha?

 

Deixe um comentário

Navigate