Musculação e Dor no ombro: o que fazer?

Musculação e síndrome do impacto no ombro. Para aqueles que já sentiram dor no ombro treinando (quem nunca?)!

O principal “motor” para o movimento de abdução do ombro é a porção média do deltóide. A questão é que a articulação do ombro é um esferóide rasa, ou seja, a cabeça do úmero depende imensamente de fatores estabilizadores (como o manguito) para “rodar” em contato com a glenóide e fazer a abdução sem transladar superiormente. Outro detalhe importante é que o movimento de abdução é limitado até 90o e qualquer movimento de elevação lateral do ombro acima dessa angulação irá gerar um impacto de tendões e bursa contra o chamado “arco ou teto duro” do ombro (acrômio e clavícula).

Assim, os movimentos como a Remada Alta e Elevação Lateral acima de 90o são importantes geradores de impacto, simulando muito um teste conhecido pelos Ortopedistas como Hawkins-Kennedy. Na contramão, um fator de proteção contra o Impacto é o reforço do manguito rotador, principalmente a rotação externa do braço contra resistência.

Esses dados foram observados no trabalho de Kolber 2014, publicado em abril no JSCR. Indivíduos que faziam treinos recreativamente, 2x/semana no mínimo, tinham maior incidência de Síndrome do Impacto QUANDO estava incluída a Remada Alta e a Elevação Lateral ACIMA de 90o e eram protegidos quando praticavam exercício de rotação externa para reforço do manguito.

ATENÇÃO! O estudo em nenhum momento fala que exercícios isolados, excesso de uso ou que esses dois exercícios especificamente eram a fonte do problema e concluir isso é um equívoco. O que ele afirma é que a MÁ EXECUÇÃO deles cria a biomecânica exata de um impacto subacromial, o que foi causa de dor. Assim, observe a sua execução nesses exercícios, fortaleça seu manguito e restrinja a abdução do ombro até 90o: esta articulação não foi feita para ABDUZIR mais do que isso.

Isso se vê frequentemente em praticantes que começam a Elevação Lateral “arrancando” o peso, aproveitando o “momento” inicial por usar um peso pesado demais e fazer um movimento descontrolado.

Deixe um comentário

Navigate