Será que devemos alongar entre as séries?

Pode ou não pode alongar entre as séries?? (INTERSET STRETCHING). Com o surgimento de métodos e técnicas como o FST-7 que envolvem a realização de alongamentos nos intervalos entre as séries surgiram dúvidas a cerca da eficiência desta prática.

Especula-se que tal prática resulte em ganhos musculares menos pronunciados devido ao efeito concorrente.

De fato, o desempenho nos exercícios supino e agachamento parece sofrer reduções quando alongamentos específicos (30″) são realizados para os músculos alvo durante o intervalo entre as séries (3 séries até a falha com carga para 8RM) (Souza et al., 2009).

Apesar disso, o alongamento entre as séries parece resultar em adaptações similares ao treinamento tradicional na força, flexibilidade e nas respostas hormonais após 8 semanas de treinamento (Souza et al., 2013).

Desta forma, a não ser que precise mobilizar o máximo de carga possível para um fim específico, não tem problema realizar alongamentos no intervalo entre as séries.

Agora, para que possamos afirmar que o alongamento realizado no intervalo entre as séries potencializa os ganhos em força e hipertrofia, novos estudos são necessários.

E se você tem duvidas se deve ou não alongar antes da musculação, aproveite o embalo da leitura e leia mais sobre o assunto.

Referências:

Souza et al. Efeito agudo do intervalo passivo e alongamento no desempenho de séries múltiplas. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso), v. 11, p. 435-443, 2009.

Souza et al. Influence of inter-set stretching on strength, flexibility and hormonal adaptations. Journal of Human Kinetics,  v. 36 p. 127-135, 2013.

Deixe um comentário

Navigate