Anticoncepcional hormonal: conheça os prós e os contras

Se você usa anticoncepcional hormonal, provavelmente esta feliz com a conveniência de saber quando menstruar (ou ter o controle de não menstruar), pele livre de acnes e a segurança para anticoncepção que a pílula traz quando usada corretamente.

Existem inúmeros benefícios para o uso da pílula e indicações clinicas para tal. Dentre os benefícios, podemos citar diminuição do volume do fluxo menstrual, controle da síndrome de ovário policísticos, controle de crescimento de miomas, menor risco para câncer de ovários e endométrio e síndrome de tensão pré menstrual mais branda.

No entanto, existem também alguns efeitos colaterais sérios, que devem ser levados em consideração quando se inicia (ou mantém) o uso do método.  Alguns destes efeitos você já deve ter notado, mas não associou ao uso do medicamento. Vejamos:

  • Aumento do risco de eventos trombóticos, principalmente em fumantes, sobretudo em fumantes com mais de 35 anos.
  • Redução dos níveis fisiológicos de estrogênio com o uso da pílula de baixa dose pode ser um gatilho para crises de enxaqueca.
  • Alguns estudos sugerem o aumento de risco para câncer cervical e de mama. Felizmente, o risco diminui ao normal ao descontinuar o uso do anticonceptivo.
  • Desequilíbrio na flora bacteriana intestinal (disbiose intestinal), causando constipaçāo/diarréia, distensāo abdominal, favorecendo o crescimento do fungo Candida albicans, comprometendo a imunidade e aumentando o risco para infecçōes.
  • Deficiência de vitaminas e minerais como magnésio, zinco e complexo B, visto que o fígado consome esses nutrientes para metabolizar a pílula, podendo levar a aumento de peso, retençāo hídrica, fadiga, alterações de humor, depressão e problemas cardíacos. Quem usa o medicamento há muito tempo deve considerar a suplementação desses nutrientes.
  • Disfunção sexual. O hormônio sintético presente na pílula causa aumento de uma glicoproteína chamada globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG). O SHBG faz exatamente o que o seu nome diz, se liga aos hormônios sexuais, principalmente à testosterona, diminuindo os níveis do hormônio livre no sangue. Os baixos níveis de testosterona livre causam diminuição do desejo sexual, diminuição da lubrificação e um tecido vaginal mais delgado, podendo causar dor durante o ato sexual.

Portanto, diante desses e muitos outros prós e contras, o anticoncepcional oral pode ser uma ótima experiência para algumas mulheres e terrível para outras. O importante é se conhecer e conhecer os métodos disponíveis. Com certeza você irá encontrar o mais adequado para você. Cada mulher é única. Respeite seu corpo. Respeite sua natureza.

 

Complemente sua leitura do tema “saúde da mulher” com informações sobre como a alimentação e a nutrição podem favorece-la.

8 Comments

  1. Juliana Macedo Reply

    Eu sempre tomei anticoncepcional mas resolvi parar há dois meses porque estava ficando muito inchada no período pré-menstrual e, para minha surpresa, ao contrário do que eu pensava, minha TPM foi infinitamente mais branda,meu fluxo não aumentou, minha retenção hídrica foi muito menor e minha menstruação veio na data certinha, respeitando o ciclo de 28 dias. Não me arrependi de ter parado!

    • Maíra Tavares
      Maíra Tavares Reply

      Eu também não me arrependi, pelo contrário me arrependo de não ter parado antes!

      • Olá, Maíra.

        Há quanto tempo você usa o DIU de Cobre? Qual modelo você utiliza?

        • Maíra Tavares
          Maíra Tavares Reply

          Coloquei Diu de cobre em 2014, o modelo foi escolhido pela minha ginecologista, ela que encomendou e colocou.

  2. Oi meu nome é Jessica Alves Dutra , sou atleta de musculação treino a 8anos mais ou menos , treino todos os dias , venho por meio desta agradecer a você Maira por passar varias orientações e dicas para que nós mulheres podemos cuida mais da nossa saúde e poder ter uma vida cheia de alegrias e satisfação! Obrigada por se preocupar e trabalhar para poder ajuda pessoas como eu que muitas vezes não tem alguém para conversar e tira as dividas ou até mesmo para saber se estou fazendo a coisa certa para a minha saúde . Obrigada Maira Tavares , que deus te abençoe sempre ! Bjos add: Jessica Alves Dutra @gressicadutra .

    • Maíra Tavares
      Maíra Tavares Reply

      Que alegria em ser sua mensagem querida. Beijo grande

  3. Maíra,

    Bom dia!
    Poderia compartilhar qual/ quais profissionais te ajudaram quando da decisão de para de tomar pílula e quais métodos anticonceptivos adotou?
    Estou sentido muitíssimo que preciso fazer isso, mas são muitos os medos. Se puder me ajudar..
    Grata,

    • Maíra Tavares
      Maíra Tavares Reply

      Apenas minha ginecologista, que foi com ela que eu coloquei o DIU de cobre.

Deixe um comentário

Navigate